// Oricana - Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Orindiuva • Serviços Prestados
Serviços

 

SERVIÇOS ORICANA


A Oricana conta sempre com uma equipe composta por profissionais experientes e capacitados para atender aos associados e defender os interesses da entidade. Entre os serviços desenvolvidos, destacam-se:

 

TOPOGRAFIA

 

O Departamento de Topografia possui como finalidade prestar serviços ao associado no âmbito de levantamento topográfico para diversos fins, como: sistematização de área para mecanização, levantamento de área para fins de pagamento de arrendamento ou serviço, levantamento de área e confecção de mapas para fins de Plano de Queima, demarcação de curva de nível, talhonamento, uso do ARCGIS para mapas temáticos, possui também um banco de dados estruturado contendo informações variedades das propriedades, viabilizando assim, agilidade e eficiência na tomada de decisões da propriedade.

 


ANÁLISE DE SOLO


A análise de solo é primordial para obtenção do maior proveito dos fertilizantes, através da interpretação dos resultados é possível realizar o manejo químico do solo de maneira eficaz e econômica, pois o resultado determina o estoque de nutrientes e as limitações químicas no momento anterior ao plantio, possibilitando assim, desenvolver um programa de correção (calagem, gessagem e fosfatagem) e adubação. Com base nos resultados da análise e após a aplicação da recomendação, objetiva-se o aumento da produtividade. A associação mantém parceria constante com Laboratório conceituado na região e consultores especializados.

 

 

 

PLANEJAMENTO E CONTROLE

 

O Departamento elabora o Cálculo do Mix do Estado, para posicionamento de mercado e conferência do controle de pagamento conforme a entrega de cana de açúcar, efetua a projeção mensal do valor do ATR, oferece suporte técnico às Usinas para elaboração e correção de cálculos referentes à qualidade da matéria-prima e o seu pagamento, cujo mediante as alterações em fórmulas do CONSECANA-SP, acompanha e esclarece a Unidade Industrial em qualquer dúvida, para que os cálculos estejam sempre de acordo com o órgão. Em relação à cana dos associados entregue nas Usinas, o Departamento faz o acompanhamento do percentual de amostragem da cana, acompanhamento do ATR Relativo garantindo ao associado à segurança de que os cálculos estão sendo efetuados corretamente, realizando a conferência dos cálculos realizados pelas mesmas, além da avaliação do comportamento da qualidade da matéria-prima entregue. O departamento realiza também o acompanhamento de todos os contratos de fornecimento de cana junto as unidades industriais. Em 2015, foi implantado o Software de Gestão Sysfarm - Gerenciamento Agrícola e Administrativo, com a finalidade de otimização dos trabalhos gerenciais e principalmente informar os associados com agilidade e transparência.

 

 

LABORATÓRIO


A Oricana mantém a fiscalização constante dos Laboratórios de PCTS das unidades industriais da sua região de atuação, conforme prevê manual de instruções do Sistema Consecana. Para maior segurança, credibilidade e ética entre fornecedores, a Oricana disponibiliza fiscais de análise em todas as unidades industriais de sua abrangência. São contratados apenas para os períodos de moagem e recebem treinamentos específicos para as atenções em: fiscalização de balanças de pesagem de cana, controle de entrada e saída de cargas amostradas, qualidade da matéria-prima, identificação e acompanhamento de análises, aferição das zeragens das balanças de pesagens de cana, acompanhamento das amostragens e preparo das amostras, acompanhamento de metodologias e procedimentos em pesagens, prensagens das amostras e nas determinações (leituras) analíticas e comunicação sobre eventuais desconformidades ou divergências. Com a implantação do software de gestão, será possível a emissão de relatórios para conferência de dados referentes à entrada de cana diária, TCH e análise de PCTS.

 

MELHORAMENTO GENÉTICO


A associação mantém parcerias com Programas de Melhoramento Genético do IAC, UFSCar e CTC, possibilitando o acesso às novas tecnologias varietais. Com o avanço e excelente desempenho dos Programas de Melhoramento, os associados tem acesso a variedades cada vez mais produtivas, a fim de disponibilizar ao associado e posicionar sobre as atualidades em tecnologia e informações sobre manejo e variedades de cana-de-açúcar.

 

 

 

 

AMBIENTAL

 

Buscando assessorar o associado a cumprir com suas responsabilidades ambientais, a Oricana acompanha as alterações da Secretaria do Meio Ambiente e seguindo o que determina a legislação, disponibiliza uma assessoria permanente na elaboração do Plano de Eliminação de Queimadas, gerencia e viabiliza a realização do Requerimento de Autorização para Queima da Palha de Cana de Açúcar (PEQ) e do Protocolo Agroambiental Etanol Verde. O departamento  realiza também o CAR em parceria com Escritório de Advocacia especializado.

 

 

ASSESSORIA JURÍDICA

 

O Departamento Jurídico da Oricana assessora a entidade nas questões administrativas e legais próprias, cujo realiza o acompanhamento das questões relacionadas a atividade canavieira, o associado tem a disposição os serviços da Advocacia Fábio de Oliveira Luchesi para a defesa em questões relacionadas a área ambiental e agrária dos associados.

 

 

RELACIONAMENTO COM USINAS

Através de boa convivência com os representantes das unidades industriais, a Oricana busca sempre fortalecer o relacionamento entre produtores associados e unidades industriais e com isso proporcionar melhores negociações e benefícios para o associado.

 

 

 

ASSISTÊNCIA MÉDICA

 

Pensando no bem-estar e saúde dos associados e de seus colaboradores, a Oricana em parceria com o HB Saúde de São José do Rio Preto oferece os seguintes planos de assistência relacionados à saúde, tanto aos associados, como aos colaboradores destes:

- Plano de Assistência Médica

- Plano de Assistência Odontológica

- Medicina Ocupacional: Convênio para realização de Exames Ocupacionais e Elaboração PPRA, PCMSO e LTCAT.